O Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos) apreendeu na tarde da última quarta-feira um avião com 200 kg de cocaína, em Itu, interior de São Paulo.
De acordo com o iG, o empresário franco-canadense Pierre Jacques Hernandes Delanoy, e dois pilotos foram presos. Os policiais ainda prenderam, em Sorocaba, também no interior paulista, o colombiano Juan Carlos Parras Arcila, de 36 anos, membro do comando das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do Cartel de Cáli.
Juan Carlos é irmão de Miguel Antônio, conhecidos no Cartel de Cali como "Os Gêmeos", de acordo com informações do Denarc. Já Delanoy foi instrutor de vôo dos EUA na Guerra do Vietnã, em 1968. Segundo o delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Denarc, suspeita-se que ele atua como instrutor de vôo de pilotos das Farcs há pelo menos oito anos.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
No avião também foi preso o piloto do mato Grosso do Sul Mário de Jesus Alves da Silva, de 60 anos. Em um hotel no centro de São Paulo, outro piloto, Carlos Alberto Paschoalin, de 53 anos, acusado de estar a serviço do tráfico de drogas, também foi detido.
Toda a investigação foi feita por policiais do 4ª Dise. Eles estavam atrás desta quadrilha há meses. Todos os envolvidos têm passagens por tráfico de drogas.