Um homem apelidado de "rei do spam", por supostamente ter enviado milhões de e-mails com lixo eletrônico, foi preso nesta quarta-feira nos Estados Unidos.
Robert Soloway, de 27 anos, foi detido em Seattle, no Estado de Washington (noroeste do país). Ele é acusado de fraude, roubo de identidade e lavagem de dinheiro, mas diz ser inocente.
Se for condenado por todas as acusações, o "rei do spam" terá que pagar uma multa de US$ 250 mil e será sentenciado a uma pena máxima de 65 anos de prisão.
Mudança de endereço
Leia mais:
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
Orlando Pride, de Marta, vence e conquista primeiro título da NWSL
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
A promotoria afirma que Soloway se transformou em um dos maiores responsáveis do mundo pelo envio de e-mails com propaganda. Ele teria usado computadores infectados com vírus para espalhar milhões de mensagens.
Estes computadores são conhecidos como "zumbis", pois seus proprietários geralmente não sabem que eles foram infectados e estão sendo usados para outros fins.
Segundo os promotores, Soloway começou a enviar as mensagens, promovendo sua própria empresa, em novembro de 2003.
Ele teria mudado várias vezes o endereço eletrônico de sua companhia de marketing pela internet para evitar a polícia.
Além de pedir a condenação de Soloway e o pagamento da multa, a promotoria também está solicitando a apreensão dos US$ 773 mil que Soloway teria arrecadado com a empresa.