A polícia britânica prendeu 68 brasileiros acusados de trabalhar ilegalmente em uma fábrica de biscoitos em Esher, no condado de Surrey, ao sul da Inglaterra, segundo informa a BBC.
A batida, ocorrida na segunda-feira, fez parte de uma operação maior de combate à imigração ilegal, segundo informações oficiais.
Os brasileiros faziam parte de um grupo de 101 imigrantes, que incluía 17 ucranianos e sete lituanos. Os brasileiros estão sendo interrogados em várias delegacias do sul da Inglaterra – incluindo Londres.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Apesar de terem direito a advogado, caso o trabalho ilegal seja confirmado, o processo de deportação é sumário. A empresa Cookie Man também pode ser multada em mais de 500 mil libras, cerca de R$ 4 milhões.
O embaixador brasileiro, José Maurício Bustani, teve uma reunião nesta quinta-feira no Ministério das Relações Exteriores para discutir o caso. Segundo informações da embaixada brasileira, o principal objetivo do encontro foi tentar evitar que os brasileiros sejam deportados em vôo fretado.
O governo brasileiro quer que, se os brasileiros forem deportados, que isso ocorra em vôo de carreira – para evitar a exposição dos acusados. Brasileiros detidos nos arredores de Londres foram visitado pelo cônsul-geral do Brasil em Londres, Fernando Barreto, e estariam sendo bem tratados.
A população brasileira em Londres triplicou desde 2001, de acordo com os registros do Consulado do Brasil na capital britânica.
O número de brasileiros cadastrados oficialmente no consulado saltou de 4 mil para 12 mil no período – só nos últimos quatro meses, o aumento na procura por serviços consulares foi de 40%.