O crescimento da população brasileira foi 10% menos do que o esperado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Censo 2007 encontrou 108 milhões de pessoas nos 5.435 municípios com até 170 mil habitantes, enquanto o esperado era de 111 milhões de brasileiros.
Os dados do censo, divulgados nesta sexta-feira (5), mostram que em 1996 a população brasileira nesses municípios somava 101 milhões, e 10 anos depois a população aumentou em sete milhões de pessoas.
"Concretamente, a taxa de fecundidade da mulher brasileira está diminuindo. No censo de 2000, o indicador mostrava que em média a mulher brasileira tinha 2,3 filhos durante seu período fértil, e hoje esse indicador é de dois filhos por mulher", explicou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
Nunes observou que a conseqüência dessa redução na taxa de fecundidade será a diminuição da população nos próximos 50 anos, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste, onde o processo de redução da taxa de fecundidade está mais acelerado.
O Censo 2007 constatou o aumento da longevidade da população. Nos 5.435 municípios visitados, foram encontradas mais de 10 mil pessoas com mais de 100 anos de idade.
"Os programas de saúde promovidos pelo governo estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, e assim aumentando a expectativa de vida", disse Nunes.
Os resultados do Censo 2007 foram enviados para os prefeitos das cidades pesquisadas. Segundo o IBGE, eles têm 20 dias para apresentar reclamações sobre a contagem da população. No dia 31 de outubro, o instituto encaminha os resultados finais para o Tribunal de Contas da União (TCU), que usa como base de cálculo para distribuição das quotas do Fundo de Participação dos Municípios. (Com informações da Agência Brasil)