Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Earth Overshoot Day'

População esgotará recursos da Terra para o ano em 1 de agosto

Ansa Brasil
28 jul 2018 às 12:56
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 1º de agosto deste ano, a população mundial terá consumido todos os recursos naturais - frutas, verduras, carnes, peixes, água, madeira e etc. - disponíveis para 2018 e começará a retirar do planeta mais do que ele pode oferecer.


O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), calculado anualmente, marca a data a partir da qual o consumo de recursos naturais ultrapassa a capacidade de regeneração dos ecossistemas para esse ano. Desde que o planeta Terra entrou em sobrecarga pela primeira vez no inicio da década de 1970, o Dia da Sobrecarga da Terra tem sido assinalado cada vez mais cedo: em 1997 ocorreu no final de setembro enquanto que, em 2018, assinalar-se-á a 1 de agosto. Por outras palavras, atualmente, é exercida uma procura 1.7 vezes superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas, ou seja, anualmente a humanidade usa os recursos equivalentes de 1.7 planetas Terra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em todo o mundo, os danos causados pela sobrecarga são cada vez mais evidentes: desflorestação, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade ou acumulação de dióxido de carbono na atmosfera. Por sua vez, estes danos acentuam e dão origem a fenômenos, tais como as alterações climáticas, secas severas, incêndios florestais ou furacões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Austrália

Humorista expulsa mulher e bebê de show e gera debate sobre direito das mães

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Pressão

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

Imagem de destaque
Caso é investigado

Montanhista morre após cair de altura de 300 metros em escalada com amigos


Segundo a entidade, para satisfazer as necessidades de recursos naturais da população global seria preciso ter uma Terra e mais 70% de outra. O ser humano passou a consumir acima da capacidade de regeneração da natureza na década de 1970, e, desde então, o Dia da Sobrecarga acontece cada vez mais cedo.


No entanto, a exploração não se dá de forma equilibrada por todo o planeta: se todos vivessem como os habitantes dos Estados Unidos, por exemplo, seriam necessárias cinco Terras; se tivessem o mesmo padrão de consumo dos indianos, por outro lado, 0,7 Terra já seria o bastante. (ANSA)

(Com informações do site Overshootday.org)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade