A consulta pública para procedimentos higiênico-sanitários na manipulação de bebidas à base de vegetais deve começar nesta segunda-feira (11) - caso seja publicada no Diário Oficial da União. A consulta estará na página da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na internet, e a população poderá sugerir novas regras de segurança, que deverão entrar em vigor ainda este semestre. Todas as propostas serão analisadas.
A consulta pública ganhou caráter emergencial depois que 24 pessoas contraíram o Mal de Chagas e três morreram por beber caldo de cana moído junto com o barbeiro - hospedeiro do Trypanosoma cruzi, transmissor da doença - em Santa Catarina. O procedimento criará regras específicas para a manipulação de bebidas à base de vegetais.
A Vigilância Sanitária implantou novas regras para a comercialização de bebidas à base de vegetais: cuidado com armazenamento da matéria-prima, proteção das aberturas do equipamento de moagem, tratamento adequado dos dejetos e atenção do manipulador da cana com a higiene, principalmente lavando as mãos antes e depois de tocar o alimento. As regras devem evitar que o barbeiro - hospedeiro do Trypanosoma cruzi, transmissor do Mal de Chagas- se instale na cana.
Leia mais:

Governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis”, diz embaixada

Consumo abusivo de álcool entre jovens prevalece no Brasil enquanto mundo vê redução

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial

Londrinense acusado de duplo homicídio vai a júri popular no Japão
A consulta pública ficará disponível durante 30 dias.
Informações da ABr