Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Obesidade

Por que algumas pessoas ganham mais peso do que outras?

Agência Fapesp
16 jun 2007 às 09:39

Compartilhar notícia

Arquivo Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pergunta é simples, mas a resposta não: quando submetidas à mesma dieta, por que algumas pessoas ganham mais peso do que outras? A resposta pode ser uma molécula chamada Bsx, segundo estudo que acaba de ser divulgado por cientistas da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, do Instituto de Nutrição Alemão e do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL, na sigla em inglês).

De acordo com a pesquisa, publicada na revista Cell Metabolism, a Bsx representa a ligação molecular entre atividades físicas espontâneas e a ingestão de alimentos. Em testes, camundongos sem a molécula apresentaram menor atividade física espontânea, perceberam sinais de fome de modo diferenciado e tiveram menor concentração de hormônios ligados ao processo de fome.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atividades físicas espontâneas (movimentos involuntários) e ingestão de alimentos são dois fatores importantes na variação do peso corporal. Ambos são controlados pela mesma região do cérebro, o hipocampo, e estão intimamente ligados. Quando uma pessoa sente fome, tem aumentada sua atividade espontânea e o resultado inevitável é procurar algo para comer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Relações Exteriores

Em evento do Brics, Brasil cobra posicionamento dos membros na solução de conflitos

Imagem de destaque
Pela visão dos jesuítas

O adeus ao Papa Francisco, 265º sucessor de Pedro e símbolo de paz, solidariedade e amor

Imagem de destaque
Pane

Apagão atinge Espanha e Portugal e prejudica transporte público e comunicação

Imagem de destaque
Líder católico

Conclave para escolher novo papa começa no dia 7 de maio, diz agência


"Camundongos sem Bsx em seus hipotálamos apresentam menor atividade espontânea e procuram menos por comida, que é um comportamento baseado na atividade locomotora", disse Mathias Treier, do EMBL, que coordenou a pesquisa.


De acordo com o estudo, os animais sem Bsx produzem menos hormônios responsáveis pela promoção da sensação de fome. Como resultado, apenas muito raramente tais animais procuraram comida, mesmo quando famintos por um longo período.

"A Bsx muito provavelmente tem um papel similar no controle de peso em humanos. Diferenças na atividade da molécula de um indivíduo para outro podem explicar por que algumas pessoas são intrinsecamente mais ativas do que outras e menos suscetíveis à obesidade derivada de dietas. Ou seja, a Bsx pode ser a chave para explicar por que a mesma dieta faz uma pessoa obesa e a outra não", disse Maria Sakkou, outra pesquisadora do EMBL que participou do trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo