O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (3) em todo o país. Mas 14 anos depois da instituição da data pelas Nações Unidas, os brasileiros portadores de deficiência têm desafios a enfrentar.
Entre esses desafios estão a adaptação do ambiente físico e a conscientização da sociedade sobre os diversos tipos de deficiência existentes, segundo a titular da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Izabel Maria Madeira.
"As pessoas com deficiência não são iguais entre si. Existe a deficiência visual, a auditiva, a física, a intelectual – e cada situação tem uma solução diferente. Precisamos da legenda na televisão para as pessoas com deficiência auditiva. Outros que usam a Libras [Língua Brasileira de Sinais] precisam da janela e do intérprete. As pessoas cegas precisam de metodologias de acesso à leitura", disse Madeira, em entrevista à Rádio Nacional AM.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
De acordo com o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população têm algum tipo de deficiência ou incapacidade.
No Rio de Janeiro, a data foi lembrada com uma passeata pela sensibilização, na Praia de Copacabana. Os organizadores esperam mais de 10 mil pessoas, entre elas deficientes, artistas, representantes da Igreja e de organizações não-governamentais.
Em Brasília, o Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Distrito Federal (ICP) promove apresentações culturais e atividades recreativas para crianças. (ABr)