Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Internacional

Portadores de deficiência ainda enfrentam desafios

Heloísa Prado - Bonde
03 dez 2006 às 15:44
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (3) em todo o país. Mas 14 anos depois da instituição da data pelas Nações Unidas, os brasileiros portadores de deficiência têm desafios a enfrentar.

Entre esses desafios estão a adaptação do ambiente físico e a conscientização da sociedade sobre os diversos tipos de deficiência existentes, segundo a titular da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Izabel Maria Madeira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As pessoas com deficiência não são iguais entre si. Existe a deficiência visual, a auditiva, a física, a intelectual – e cada situação tem uma solução diferente. Precisamos da legenda na televisão para as pessoas com deficiência auditiva. Outros que usam a Libras [Língua Brasileira de Sinais] precisam da janela e do intérprete. As pessoas cegas precisam de metodologias de acesso à leitura", disse Madeira, em entrevista à Rádio Nacional AM.

Leia mais:

Imagem de destaque
Automobilismo

Promessas se inspiram em Senna e não se abalam por F1 sem brasileiros

Imagem de destaque
Saiba mais

Greve no Ibama trava exportação de carros da Argentina para o Brasil

Imagem de destaque
Naturismo

Conheça as principais praias de nudismo do Brasil e do mundo

Imagem de destaque
Legends In Town

Taís Araújo vai entrevistar Oprah Winfrey durante passagem da apresentadora pelo Brasil


De acordo com o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população têm algum tipo de deficiência ou incapacidade.


No Rio de Janeiro, a data foi lembrada com uma passeata pela sensibilização, na Praia de Copacabana. Os organizadores esperam mais de 10 mil pessoas, entre elas deficientes, artistas, representantes da Igreja e de organizações não-governamentais.

Em Brasília, o Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Distrito Federal (ICP) promove apresentações culturais e atividades recreativas para crianças. (ABr)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade