O prazo de adesão ao acordo de pagamento das diferenças do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem tem direito a receber as perdas salariais dos planos econômicos Verão e Collor I termina na próxima terça-feira, dia 30.
O dinheiro corresponde às correções monetárias que deixaram de ser creditadas nas contas de FGTS dos trabalhadores em dezembro de 1988 (16,64%) e em abril de 1990 (44,8%).
A Caixa Econômica Federal já contabilizou o pagamento de R$ 18,2 bilhões aos trabalhadores brasileiros desde que o acordo foi fechado entre governo, centrais sindicais e empresários há um ano e cinco meses. Deste total, segundo a Caixa, R$ 14,2 bilhões já foram sacados por 28,9 milhões de trabalhadores.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Para ter direito ao saque dos recursos, o trabalhador deve, primeiro, preencher o Termo de Adesão ao acordo. Cerca de 31,8 milhões de trabalhadores já assinaram o documento. A Caixa lembra que quanto antes a adesão for feita, mais rápido será o recebimento dos recursos, desde que atendidas as condições de saque.
Para quem não tem ações na Justiça, o termo de adesão está disponível nos Correios, na internet (www.caixa.gov.br). Os outros deverão pegar o Termo de cor azul nos Correios.
O formulário estará disponível nas agências da Caixa apenas para os dependentes de titular de conta já falecido. O beneficiário legal terá que apresentar seus documentos pessoais e a Certidão de Dependentes emitida pelo INSS ou instituição equivalente, ou alvará judicial.
Fonte: Agência Brasil (ABr)