Esta é a última semana para os proprietários de carros com engates irregulares adequarem-se às novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O prazo termina na próxima sexta-feira (26).
De acordo com a nova resolução, só podem ter engates carros com até 3.500 quilos cuja capacidade de reboque tenha sido declarada pelo fabricante ou pelo importador.
Os equipamentos, agora, deverão ter esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação devidamente regulamentados.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Quem insistir em circular com engate irregular pode ser multado em R$ 127,69, perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o carro apreendido.
Em seis meses, termina o prazo para fabricantes e importadores informarem ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) os modelos com capacidade para tracionar reboque. A capacidade máxima de tração deverá constar do manual do veículo.