Esta é a última semana para os proprietários de carros com engates irregulares adequarem-se às novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O prazo termina nesta sexta-feira (26).
De acordo com a nova resolução, só podem ter engates carros com até 3.500 quilos cuja capacidade de reboque tenha sido declarada pelo fabricante ou pelo importador.
Os equipamentos, agora, deverão ter esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação devidamente regulamentados.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Quem insistir em circular com engate irregular pode ser multado em R$ 127,69, receber cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o carro apreendido.
Em seis meses, termina o prazo para fabricantes e importadores informarem ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) os modelos com capacidade para tracionar reboque. A capacidade máxima de tração deverá constar do manual do veículo.