Esta é a última semana para os proprietários de carros com engates irregulares adequarem-se às novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O prazo termina nesta sexta-feira (26).
De acordo com a nova resolução, só podem ter engates carros com até 3.500 quilos cuja capacidade de reboque tenha sido declarada pelo fabricante ou pelo importador.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Os equipamentos, agora, deverão ter esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação devidamente regulamentados.
Quem insistir em circular com engate irregular pode ser multado em R$ 127,69, receber cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o carro apreendido.
Em seis meses, termina o prazo para fabricantes e importadores informarem ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) os modelos com capacidade para tracionar reboque. A capacidade máxima de tração deverá constar do manual do veículo.