O conjunto de escritórios Taipé 101, em Taiwan, superou a marca das Torres Petronas da Malásia e é o prédio mais alto do mundo, com 508 metros.
Nesta sexta-feira, durante uma cerimôniaque marcou o encerramento da construção da estrutura, foi colocado um pináculo de 60 metros no prédio de 101 andares. O prédio só vai ficar pronto no ano que vem. Vai abrigar escritórios para 12 mil pessoas, a bolsa de valores e um shopping center.
O país espera que o prédio atraia atenção para a cidade de Taipé, apesar do medo gerado pelo atentado de 11 de setembro contra o World Trade Center. Segundo os arquitetos, em caso de atentado o Taipé 101 daria às vítimas mais tempo para escapar, por ser mais resistente.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Mas o que realmente assusta a população da cidade não é o terrorismo e sim os terremotos. Taiwan está numa faixa sismicamente ativa. O último terremoto que atingiu a região foi em 1999 e matou 2.400 pessoas. O Taipé 101 foi projetado para resistir a terremotos superiores a 7 graus na escala Richter - o de 99 atingiu 7,6 graus.
Entretanto, o recorde do Taipé 101 pode não durar por muito tempo. Em 2007 deve ficar pronto um prédio em Xangai, que será mais alto que o de Taiwan.