Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Presença brasileira

Presidente Lula está em Roma com comitiva para o funeral do Papa Francisco

Redação Bonde com Agência Brasil
25 abr 2025 às 17:08

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva brasileira desembarcaram, nesta sexta-feira (25), em Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, marcado para este sábado (26). Além da primeira-dama, Janja Lula da Silva, um grupo de 18 autoridades, entre eles, quatro ministros e 12 parlamentares, acompanha o presidente.


Esta sexta é o último dia de velório aberto na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde está o corpo do pontífice. Mais de 128 mil pessoas prestaram suas homenagens nos três dias de velório. Às 20h (horário local; 15h em Brasília), terá início o rito de fechamento do caixão do papa, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudos de saúde

Em feito inédito, China ultrapassa os EUA em produção científica sobre câncer

Imagem de destaque
Busca por paz

Lula tentará convencer Putin a participar de encontro na Turquia para dialogar com Ucrânia

Imagem de destaque
Pontífice já esteve no Brasil

Papa Leão 14 entende e fala português, mas prefere se comunicar em espanhol com brasileiros

Imagem de destaque
'Horrores da ditadura'

Ao lado de Dilma, Janja se emociona durante estreia de 'Ainda Estou Aqui' na China


O funeral e a missa de corpo presente de Francisco acontece a partir das 10h (horário local; 5h em Brasília) deste sábado. Os ritos marcam o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice. Na sequência, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, que fica fora do Vaticano, onde o corpo será sepultado, conforme pedido do pontífice.

Publicidade


O argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Ele apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.


Na ocasião, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias e, em mensagem, destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades.


Após os nove dias de luto, o Vaticano começa o conclave, para escolha do novo líder da Igreja Católica.


Leia também:

Imagem
Rito de fechamento do caixão do papa ocorre nesta sexta-feira
Ao final do terceiro dia de velório aberto, às 20h (horário local, 15h em Brasília) desta sexta-feira (25), terá in
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas