Desde a última sexta-feira (31), os segurados contam apenas com o número 135 para falar com a Previdência Social. Na Central 135 os atendentes estão preparados para dar informações, registrar e encaminhar para os setores competentes todos os tipos de reclamações ou denúncias. A utilização de apenas um número, fácil de memorizar, facilita o acesso da população aos serviços previdenciários.
Nos próximos 90 dias, quem ligar para os antigos números 0800 ouvirá uma mensagem eletrônica solicitando que o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ligue para a Central 135. E as empresas que precisarem de informações sobre Contribuições Previdenciárias devem acessar o site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br).
A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os segurados podem ligar 135 para marcar dia e hora para fazer a perícia médica inicial, necessária para conseguir o auxílio-doença. Podem também agendar atendimento para pedir a prorrogação do auxílio-doença ou para solicitar a reconsideração do resultado da perícia médica.
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A central 135 marca ainda atendimento para o cidadão pedir aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão e benefício assistencial. Outros serviços oferecidos com hora marcada são a contagem do tempo de contribuição e o fornecimento da certidão de tempo de contribuição.
As ligações são gratuitas se forem feitas de telefones fixos. Caso o cidadão queira utilizar um telefone celular, paga apenas o custo de uma chamada local. Todas as ligações são gravadas, o que dá mais segurança para o usuário, pois a gravação das chamadas inibe tentativas de fraude.
As informações são da Agência de Notícias do Ministério da Previdência.