Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mari Alkatiri

Primeiro-ministro do Timor Leste renuncia

Redação Bonde
26 jun 2006 às 09:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O primeiro-ministro do Timor Leste, Mari Alkatiri, renunciou ao cargo nesta segunda-feira. De acordo com a Agência Lusa, o presidente do país, Xanana Gusmão, aceitou a demissão e convocou uma reunião do Conselho de Estado para terça-feira.

Na semana passada, Gusmão ameaçou demitir-se caso o primeiro-ministro não o fizesse. Ele acusava Alkatiri e seus aliados políticos de agir para desestabilizar o país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em meio à crise, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ramos Horta, pediu afastamento do cargo no último final de semana, assim como o ministro dos Transportes, Ovideo Amaral, o ministro da Educação, Armindo Maia, e o vice-ministro da Saúde, Luís Lobato.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo


Esta semana, uma missão diplomática brasileira deverá ser enviada ao país. Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, a viagem ocorrerá até sexta-feira. No Timor, os diplomatas devem buscar informações sobre os recentes conflitos e oferecer ampliação das parcerias com o governo timorense.

Publicidade


A crise na ex-colônia portuguesa foi desencadeada pela demissão de 600 militares do Exército. No dia 28 de abril deste ano, eles organizaram uma manifestação que acabou em confronto com a polícia. A partir de então, a Organização das Nações Unidas (ONU) registrou embates freqüentes, com a morte de pelo menos 37 pessoas.


Os governos da Austrália, Portugal, Nova Zelândia e Malásia enviaram tropas para ajudar na estabilização do país. O Brasil já participa com representante de uma missão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Publicidade


Na semana passada, o presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, ameaçou pedir demissão caso o primeiro-ministro Mari Alkatiri não deixasse o cargo. Gusmão acusa o Alkatiri e seus aliados políticos de apoiar os confrontos. O partido do primeiro-ministro (Fretlin) nega a ação e não aceita o afastamento de Alkatiri.


Cerca de 150 brasileiros moram no Timor Leste. A maioria deles atua nos programas de cooperação, em áreas como cultura, saúde e educação.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo