Os professores estão voltando para os bancos escolares. Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação todos os professores terão que ter curso superior completo até 2007. Em Londrina, cerca de 130 professores da rede municipal de ensino estão correndo atrás do ''prejuízo'' e fazendo o curso Normal Superior com Mídias Interativas, oferecido por uma extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Neste curso, as aulas são feitas por videoconferência em tempo real, os alunos assistem à aula por um telão e podem tirar suas dúvidas na hora, por Internet, inclusive com sala de bate-papo para discussões sobre a matéria com alunos de outras cidades. Há também uma tutora que orienta a realização dos trabalhos.
Os professores concordam que a volta aos bancos escolares os fez refletir mais sobre suas aulas, ver as falhas, ter mais paciência, entender melhor certas atitudes dos alunos. ''Quando a gente está na sala e começa a conversar, não consegue prestar atenção e começamos a ver onde estamos falhando nas nossas próprias aulas'', comenta Patrícia Ávila Fernandes, professora há 12 anos.
Leia mais:
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira.