Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Programa quer reduzir em 50% os casos de dengue em 2003

Redação - Bonde
21 ago 2002 às 15:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Reduzir a menos de um por cento a infestação predial (por domicílio) pelo aedes aegypti; em 50% o número de casos em 2003, comparando com 2002, e a menos de 1% o número de óbitos causados pela dengue hemorrágica. Essas são as principais metas do Programa Nacional de Controle da Dengue, lançado nesta manhã pelo diretor do Centro Nacional de Epidemiologia, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Jarbas Barbosa.

Para atingir as metas, o Ministério da Saúde incorporou ao Programa estratégias de combate à doença, com ênfase na promoção de ações de mobilização social para mudar o comportamento da população, buscando um maior envolvimento da sociedade para eliminar o foco do mosquito. De acordo com a Funasa, 90% desses focos estão nas residências.

Cadastre-se em nossa newsletter

Para combater a dengue, de acordo com Barbosa, é necessário um conjunto completo de armas. "É preciso melhorar a vigilância, para detectar precocemente a população de mosquitos; a integração, com atenção básica dos agentes de saúde; o trabalho de campo e, acima de tudo, mobilizar a população", enfatizou. Se essas medidas forem tomadas pelos estados e municípios, segundo ele, será possível atingir a meta do Programa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo