Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tentando travessia

Quase 4 mil imigrantes morreram no Mediterrâneo em 2016

Agência Ansa
28 out 2016 às 10:53
- Winkler/Bundeswehr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou nesta sexta-feira (28) que 3.930 imigrantes morreram durante a travessia do Mar Mediterrâneo em 2016. O número já é muito superior ao registrado durante todos os 12 meses do ano passado, quando 3.777 pessoas perderam a vida nas rotas marítimas.

"Como há muitas buscas e missões de salvamento em andamento, a estimativa mínima de 3.930 mortes de imigrantes até agora deve subir nos próximos dias, quando mais informações emergirem", informou em nota a OIM.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados da entidade indicam que 13 pessoas morrem por dia na região e que os corpos de cerca de 60% dos falecidos não são recuperados. Os números incluem as estatísticas do último final de semana, quando 280 perderam a vida ou desapareceram na travessia, e os 97 deslocados vítimas de um naufrágio nesta quinta-feira (27) na costa da Líbia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Futebol americano

Causa da morte de O. J. Simpson é revelada em sua certidão de óbito

Imagem de destaque
Impasse

ByteDance diz que prefere fechar TikTok nos EUA do que vender aplicativo

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos

Imagem de destaque
Fase final do concurso

Jovem de Altônia é favorita no Miss Teen Universe 2024 em Punta Cana


O relatório da OIM confirma as estimativas da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) de que o ano de 2016, mesmo a dois meses do fim, já o mais letal da história no Mar Mediterrâneo. Apesar da divergência nos números, a Acnur aponta 3,8 mil mortos, todos os índices mostram mais mortes do que em 2014 - quando mais de um milhão de pessoas chegou à Europa pelas rotas marítimas.


A OIM informou ainda que 332.046 pessoas já chegaram a Europa até esta quinta-feira, sendo que 169.524 foram para a Grécia e 157.049 foram para a Itália. Segundo dados do Ministério do Interior da Itália, o número de deslocados que chegou ao país é 12% superior ao registrado no ano passado.

Após o fechamento das fronteiras para aqueles imigrantes que iam pela rota marítima até a Grécia, a Itália voltou a registrar um forte fluxo de estrangeiros. A rota até o país, no entanto, é considerada a mais mortal do mundo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade