Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Encontro histórico

Rainha e ex-líder do IRA trocam aperto de mãos

Agência Estado
27 jun 2012 às 14:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A rainha Elizabeth II e o ex-comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês) Martin McGuinness trocaram um aperto de mãos nesta quarta-feira, em um aguardado encontro que simboliza a consolidação da paz na Irlanda do Norte, após décadas de violência.

A monarca e McGuinness reuniram-se privadamente no Lyric Theater em Belfast, capital da Irlanda do Norte, durante evento artístico. A imprensa foi impedida de registrar o primeiro aperto de mãos, mas os dois repetiram o gesto duas horas depois para uma câmera de TV e dois fotógrafos. No lado de fora, a polícia fechou todas as ruas em volta do teatro e disse para os moradores não deixarem suas residências.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


McGuinness contou que disse para a rainha, em gaélico, "adeus e boa viagem" e traduziu a frase. Ela não respondeu, apenas ouviu e sorriu. Especialistas afirmam que McGuinness, de 62 anos, era o chefe de pessoal do IRA quando o grupo assassinou um primo de Elizabeth II, Lorde Louis Mountbatten, em 1979, a vítima mais notável do conflito que durou quatro décadas e matou mais de 3,7 mil pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Por cinco homens

Denúncia de estupro coletivo de turista atinge Paris-2024

Imagem de destaque
"Resgate milagroso"

Homem é encontrado vivo após 12 dias sem comida em montanha nos Estados Unidos

Imagem de destaque
Fugindo do alto custo no Brasil

Rússia vira destino para brasileiros que querem estudar medicina

Imagem de destaque
Herói inesperado

Gari usa vassoura para bater em ladrões e evita roubo de carro na Argentina

O evento ocorrido nesta quarta-feira marcou o mais recente, talvez definitivo, momento do processo de paz que já dura 20 anos e registrou uma série de acordos antes impensáveis. O IRA abandonou formalmente sua campanha para retirar a Irlanda do Norte do Reino Unido em 2005 e entregou as armas. Dois anos depois, McGuinness tornou-se o principal político católico no novo governo de coalizão, o objetivo central do acordo de paz de 1998. Seu governo com políticos protestantes comanda a Irlanda do Norte desde então, em surpreendente harmonia e cooperação com a Grã-Bretanha. As informações são da Associated Press.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade