Fontes do Conselho Nacional de Transição (CNT) afirmaram nesta quinta-feira que o líder deposto da Líbia, Muamar Khadafi, foi morto em sua cidade natal, Sirte.
O ministro da Informação líbio, Mahmoud Shammam, afirmou que seus soldados viram o corpo de Khadafi. A informação, entretanto, ainda não foi confirmada de maneira independente.
Um rebelde líbio disse à BBC ter encontrado Khadafi escondido em um buraco em Sirte. O líder deposto teria pedido a ele para não atirar.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Não há confirmação independente dos relatos.
42 anos
Khadafi foi deposto após 42 anos no poder na Líbia.
A Líbia é o terceiro país árabe, após Tunísia e Egito, a ter seu regime derrubado durante a onda de levantes conhecida como Primavera Árabe.
Informações sobre uma suposta captura de Khadafi começaram a surgir na manhã desta quinta-feira. Havia relatos contraditórios sobre se ele havia sido capturado com vida ou não.
A correspondente da BBC em Trípoli Caroline Hawley disse que ocorrem diversas celebrações na capital do país, com o som de buzinas e o de armas disparando para cima.
Forças do CNT combatiam os últimos bolsões de rebeldes partidários de Khadafi em Sirte nesta quinta-feira.
Reações
Reagindo aos relatos da morte de seu antigo aliado, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse que a campanha militar na Líbia teria acabado.
"Sic transit gloria mundi (assim passa a glória do mundo)", disse ele em latim, antes de completar que "agora a guerra acabou".
O governo americano disse estar monitorando os relatos da morte de Khadafi.
A Otan confirmou ter alvejado um comboio de simpatizantes de Khadafi que deixavam Sirte, mas não está claro se o líder deposto estava nos veículos.
O Tribunal Penal Internacional queria julgá-lo por acusações de crimes contra a humanidade. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.