Um projeto de lei que tramita no Senado, de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), pretende reduzir a maioridade penal para 16 anos. Segundo o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, para obter a primeira habilitação é necessário ser penalmente imputável. Caso esse projeto de lei que tramita no Senado seja aprovado, adolescentes poderão tirar a Carteira Nacional de Habilitação a partir dos 16 anos.
O antigo Código de Trânsito, que ficou em vigor de 1966 até 1998, especificava, no artigo 142, que para tirar a primeira habilitação era necessário ser maior de 18 anos. "Havia muitos projetos de lei para habilitar as pessoas aos 16 anos nas décadas de 70 e 80. Por isso o novo código não estipulou uma idade específica", analisa o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva.
Para a advogada do Detran/PR, Mônica Pimentel de Souza Lobo, o novo projeto de lei fere a Constituição Federal, a qual só pode ser alterada por Emenda Constitucional. "Há uma grande possibilidade desse projeto ser barrado no Senado. A questão ainda está sendo debatida juridicamente, a fim de verificar se o projeto está ou não relacionado a uma cláusula pétrea (que não pode ser modificada)", afirma.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Segundo a Agência Estadual de Notícias, na possibilidade do projeto ser aprovado, o Denatran pode entrar com um pedido junto a Câmara Federal para solicitar a alteração do artigo 140 do CTB especificando a idade mínima de 18 anos. "Na década de 80 foi feito uma pesquisa com o Conselho Federal de Medicina e com o Conselho Federal de Psicologia e ambos comprovaram que um adolescente de 16 anos não possui capacidade física e psicológica para conduzir um veículo", justifica Silva.
Em 2006, no Paraná, 31% dos processos de primeira habilitação foram abertos por jovens com 18 anos. No mesmo período, 1.614 jovens menores de 18 anos e 42.017 de 18 a 29 anos se envolveram em acidentes no estado, sem contabilizar os acidentes ocorridos nas rodovias federais.
Caso seja mudada a lei, o Detran/PR se adequará à nova exigência, mas não antes de reivindicar. "Já que como vice-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), irei solicitar ao Denatran, para que o artigo 140 do CTB seja mudado e passe a especificar que a idade mínima para tirar a primeira habilitação seja de18 anos", defende o diretor geral do Detran, coronel David Antonio Pancotti.
O projeto de emenda constitucional que reduz a maioridade penal para 16 anos foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, por uma diferença de dois votos. Ainda faltam mais duas instâncias de aprovação no Senado para depois ir para a Câmara Federal e por fim ser aprovada.