Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conflito

Reino Unido fornece armamento a curdos iraquianos para combater Estado Islâmico

Agência Brasil
09 set 2014 às 17:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon, anunciou hoje (9) o envio de metralhadoras pesadas e munições para as forças curdas do Iraque, avaliadas em 2 milhões de euros e destinadas a combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

"O carregamento deve chegar ao Iraque nessa quarta-feira (10) e é composto por metralhadoras pesadas e munições", declarou o ministro, em comunicado dirigido ao Parlamento britânico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As forças curdas permanecem significativamente menos bem equipadas que o EI e estamos respondendo com ajuda para se defenderem, proteger os cidadãos e travar os avanços", diz a declaração.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Ontem (8), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que o Reino Unido forneceria armamento às forças curdas, que se opõem ao avanço do EI em diversas regiões do Iraque e da vizinha Síria.

Publicidade


Fallon esclareceu que o envio do armamento se seguiu a um pedido do governo iraquiano e assegurou que Londres está empenhada em prestar ajuda ao Iraque "para aliviar os sofrimentos dos iraquianos que são alvo dos terroristas do EI".


No comunicado, o ministro da Defesa britânico também se manifesta "por um Iraque inclusivo, democrático e soberano que enfrente os avanços do EI e restaure a estabilidade e a segurança em todo o país". O Reino Unido também vai continuar a "cooperar com a comunidade internacional para enfrentar a enorme ameaça que o EI coloca à região e a outros países do mundo", frisou.

O ministro disse ainda que o transporte do material de guerra para a região está orçado em 475 mil libras (593 mil euros).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo