Os republicanos retomaram o controle do Congresso dos Estados Unidos, ampliando sua vantagem na Câmara e revertendo o domínio democrata no Senado. Trata-se de uma vitória eleitoral histórica para o presidente George W. Bush.
Candidatos republicanos conseguiram impedir a reeleição de democratas na Geórgia e em Missouri, garantindo a vantagem de pelo menos uma cadeira no Senado. Na Câmara, a vantagem republicana, que já era de seis deputados, foi ampliada em pelo menos dois, recompensando a maratona de viagens eleitorais feita nos últimos dias por Bush por todo o país.
As vitórias eleitorais dão a Bush um novo impulso para iniciar uma campanha militar contra o Iraque e conseguir no Congresso a aprovação de uma reforma tributária, da indicação de juízes e da criação do Departamento de Segurança Doméstica.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Estavam em jogo todas as 435 cadeiras da Câmara, 34 das 100 do Senado e 36 governos estaduais. Os republicanos haviam perdido o controle do Senado no ano passado, quando James Jefford, de Vermont, deixou o partido.
As informações são da agência Reuters.