Segundo a Eletronuclear, durante 12 horas o novo transformador deverá permanecer energizado, como parte dos procedimentos obrigatórios para que transformadores deste porte sejam colocados em operação.
Neste sábado, deverá ser realizada a preparação do sistema nuclear de geração de vapor para que a unidade possa retornar à operação. Desta forma, a Eletronuclear mantêm o prazo de retorno de Angra 2 ao Sistema Elétrico neste final de semana, quando deverá disponibilizar gradativamente mais 1.350 MWh de energia.
Segundo a Eletronuclear, o transformador reserva da Usina de Angra 2 foi colocado em posição de operação e os trabalhos de conexão elétrica do transformador e dos sistemas necessários ao seu funcionamento também já foram concluídos, o que está permitindo a realização dos testes de energização.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Angra 2 foi desligada do Sistema Elétrico no último dia 13 em razão de uma falha em um dos transformadores elétricos que interliga a usina ao Sistema Elétrico.
Como Angra I também já estava fora do Sistema desde o último dia 7 de agosto, devido a uma parada programada para reabastecimento de combustível e inspeção dos tubos dos geradores de vapor, as duas unidades localizadas em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, deixaram de injetar no sistema elétrico 1.980 MWh, o que levou o Operador Nacional do Sistema (ONS) a remanejar energia para abastecer o Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com a Eletronuclear, Angra I deverá voltar a operar no próximo dia 1º de novembro.
Fonte: Agência Brasil