A rápida visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cartagena, quarta maior cidade da Colômbia, pode render os resultados esperados pelo governo do presidente Álvaro Uribe e pela imprensa local.
Segundo o El Tiempo, o mais influente e importante jornal da Colômbia, a reunião entre representantes dos governos brasileiro, colombiano, da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), deverá ser realizada em Manaus na segunda quinzena.
O governo brasileiro não confirma oficialmente a data e o local do esperado encontro, mas segundo os jornais colombianos, cujas capas trazem como manchete a visita de Lula ao país, existem grandes possibilidades de a intermediação brasileira render avanços no processo de paz da Colômbia. "Um funcionário da comitiva do Brasil confirmou que o encontro se realizará em Manaus", afirmou o El Tiempo.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Apesar da rápida visita do presidente brasileiro a Cartagena, estão previstas ainda novas negociações comerciais para aproximar o Mercosul da Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela).
Lula deve receber também, do prefeito de Cartagena, Carlos Alberto Redondo, a mais importante condecoração da cidade, além de discutir soluções para o setor cafeeiro. Delegações de mais de 60 países estão na cidade para participar das comemorações dos 40 anos da Organização Internacional do Café (OIC).
O governo brasileiro deve ainda assinar protocolos de intenção para reforçar as negociações de compra de dois aviões da Embraer pela estatal Satena, além de detalhar novas parcerias entre Colômbia e Brasil a fim de ampliar o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).