Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ciência e Ensino

Revista especializada recebe artigos até dia 30 de junho

Agência Fapesp
12 jun 2007 às 20:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente" é o tema da edição especial da Revista Ciência e Ensino, que será publicada em novembro. O prazo de envio para propostas de artigos vai até o dia 30 de junho.

A revista, que é editada pelo professor Henrique César da Silva, do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é voltada para professores de ciências do ensino fundamental e médio e seus formadores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Lançada em 1996 pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino da Unicamp, a revista ganhou sua edição on-line em 2006. De acordo com os editores, o número especial tem o objetivo de divulgar problemáticas, possibilidades educacionais e outros aspectos concernentes às relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


De acordo com Silva, a revista receberá artigos de pesquisadores que estudem questões relacionadas ao ensino de ciências no ensino médio. "Além disso, a seção ‘Mais Ciência’ recebe artigos de cientistas de áreas como física, química e biologia que não precisam necessariamente ser voltados para o ensino", disse o editor à Agência FAPESP.

Publicidade


"Embora tenha nascido há algum tempo, o campo dos estudos ciência, tecnologia e sociedade tem ainda escasso significado como referencial para o ensino de ciência e tecnologia no Brasil, de acordo com o editor", disse.


A conseqüência, de acordo com Silva, é que tem sido difícil incorporar aos sistemas de ensino enfoques e metodologias que entendam a ciência e a tecnologia como produtos socialmente construídos e que, por isso, carregam interesses, valores, visões de mundo, discriminações de etnia e gênero.

Publicidade


"A compreensão socialmente referenciada da ciência e da tecnologia é o objetivo da educação com abordagem voltada para esse tipo de estudos", disse.


O enfoque dado pelo número especial da revista é pertinente, de acordo com o professor, na medida em que as interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente se tornam crescentemente complexas e, com freqüência, conflitantes com o que, de acordo com o sentido comum, seria o objetivo da educação em ciência e tecnologia.


"Tal situação nos desafia a formar cidadãos capazes de refletir criticamente sobre o mundo tecnocientífico em que vivem e de participar democraticamente na definição das políticas públicas relacionadas ao tema", disse.

Mais informações: www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo