Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Primeira semana

RF recebeu 2,6 milhões de declarações de isento

Heloísa Prado - Bonde
09 set 2006 às 15:54

Compartilhar notícia

O contribuinte que deixar de declarar por dois anos seguidos tem a inscrição no Cadastro da Pessoa Física (CPF) suspensa - Arquivo/Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na primeira semana de recebimento da declaração de isento, 2,6 milhões de contribuintes encaminharam seus dados à Receita Federal. É obrigado a prestar contas à Receita quem não declarou Imposto de Renda este ano e ganhou menos de R$ 13.968 em 2005.

O contribuinte que deixar de declarar por dois anos seguidos tem a inscrição no Cadastro da Pessoa Física (CPF) suspensa. Caso a omissão ocorra por um ano apenas, o documento passa à condição "pendente de regularização".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Receita alerta, no entanto, que nas duas situações o contribuinte pode enfrentar problemas no momento de usar o CPF. O documento é exigido, por exemplo, para abrir conta em banco, pedir crediário, tirar passaporte, participar de concursos públicos, receber benefícios da Previdência e participar de transações em cartórios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


O prazo, que teve início no dia 1º de setembro, termina em 30 de novembro. A expectativa é que 63 milhões de contribuintes prestem contas em 2006, ante 61 milhões no ano passado.


Do volume de documentos entregues até sexta-feira (8), 2,4 milhões foram pela página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), 103 mil no Banco do Brasil, Caixa Aqui e Banco Popular do Brasil e 86 mil nos Correios. As lotéricas só começam a receber a Declaração de Isento a partir do dia 15 deste mês.

Na base do CPF da Receita existem 159,7 milhões de inscrições, das quais 105,1 milhões regulares. Há ainda 36,9 milhões suspensas e 1,4 milhão de documentos cancelados ou anulados. Outros 16,2 milhões de inscrições apresentam pendências. Caso seus donos não apresentem a Declaração de Isento ou a do Imposto de Renda em 2006, terão o documento suspenso a partir do ano que vem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo