Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Missão espacial

Rússia retoma as viagens espaciais

Redação - Bonde
26 abr 2003 às 17:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A nave russa Soyuz, com dois cosmonautas a bordo, um russo e um norte-americano, decolou na manhã deste sábado em Baikonur, no Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Este é o primeiro lançamento espacial desde o acidente com o Columbia, há três meses.

Os cosmonautas russo Iuri Malentchenko e norte-americano Edward Lu iniciaram a viagem às 3h54 locais (0h54 de Brasília), e chegarão à estação internacional na segunda-feira. A missão deve durar seis dias. Os dois levarão mantimentos à atual tripulação da ISS, composta pelos norte-americanos Kenneth Bowersox e Donald Pettit e o russo Nikolai Budarin.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Todos os vôos das naves espaciais norte-americanas haviam sido suspensos depois do acidente com o Columbia, que explodiu dia 1º de fevereiro passado, matando os sete membros da tripulação. O reabastecimento da ISS e o transporte das tripulações ficou totalmente a cargo da Rússia, que tem dificuldades em arcar com os custos.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Os Estados Unidos se negaram a financiar a construção de naves russas suplementares para suprir a suspensão de seus vôos, enquanto o governo da Rússia decidiu em março passado destinar um fundo de emergência de US$ 38 milhões para financiar os lançamentos suplementares de reabastecimento da ISS, mas esse valor não é suficiente. Para economizar, ficou decidido reduzir a partir as tripulações para dois astronautas, ao invés de três.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo