A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado a campanha de combate à poliomielite. A doença, popularmente conhecida como paralisia infantil, terá postos de vacinação em todo o Paraná. O objetivo da Secretaria é imunizar 95% de crianças de zero a quatro anos de idade residentes no Estado.
A campanha será realizada em duas etapas. A primeira no dia 11 de junho e a segunda no dia 20 de agosto. Para essa primeira fase foram disponibilizadas 1,5 milhão de doses de vacina Sabin. Cerca de 9.600 pessoas estarão trabalhando na campanha, atendendo nos 8.700 postos de saúde do Estado que funcionarão das 8h às 17h.
A Poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que atinge apenas o ser humano. Ela é caracterizada por paralisia flácida de início súbito, que apresenta os sinais cerca de 7 a 21 dias após a infecção.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Em Londrina, a meta é vacinar cerca de 38 mil crianças contra a poliomielite. As vacinas serão oferecidas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) das áreas urbana e rural, além de outros 77 postos volantes que estarão vacinando somente contra a paralisia infantil. Ao todo serão 130 postos de vacinação espalhados pela cidade.
Não existe contra-indicação para que a criança receba a vacina.