O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein foi capturado no sábado à noite ao sul de Tikrit, anunciou ontem Paul Bremer, administrador civil americano no Iraque, durante uma entrevista coletiva em Bagdá. Durante o dia, imagens de Saddam sendo medicado foram exibidas no mundo inteiro.
''Nós o pegamos'', disse Bremer, o que provocou gritos de comemoração entre os presentes para assistir a entrevista coletiva. A coalizão comandada pelos Estados Unidos no Iraque exibiu um vídeo com as imagens do ex-presidente iraquiano sendo examinado por um médico.
Hussein se mostrou ''loquaz e cooperativo'' durante sua prisão, declarou o general americano Ricardo Sánchez após a exibição das imagens.
O ex-presidente aparece com uma longa barba e o olhar perdido enquanto é examinado pelo médico da coalizão. Depois foi exibida uma foto de Saddam já sem a barba e com seu habitual bigode. ''O tirano está preso'', acrescentou Bremer.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Ele foi capturado sem resistência às 20H00 locais (14h00 de Brasília) por uma força de quase 600 homens em um esconderijo em um sótão de uma residência perto da cidade de Al Daur, ao sul de Tikrit, precisou o general Sánchez, comandante das forças americanas no Iraque.
Leia a matéria completa na edição desta segunda da Folha de Londrina