A Secretaria de Estado da Saúde aproveita o Dia Mundial do Diabetes, domingo, dia 14, para alertar sobre a importância da prevenção da doença. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 8% da população brasileira de todas as idades é diabética, sendo que só no Paraná seriam 800 mil pessoas.
A diabetes é uma deficiência na produção de insulina, alterando o metabolismo, sobretudo do controle dos níveis de açúcar no organismo, o que afeta todos os setores do corpo.
Quando o pâncreas não fabrica a insulina, ou fabrica de maneira inadequada, ele não consegue exercer a sua função fisiológica. Doença silenciosa, que aglomera diversas complicações, como problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, chegando a causar cegueira e amputação de membros inferiores.
Leia mais:
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Os principais sintomas da doença são fraqueza, sede, muita urina, perda de peso, feridas não cicatrizadas, visão embaçada, fome. O doente deve seguir uma dieta com restrições alimentares e aumentar os exercícios físicos.