O Ministério da Saúde inicia neste domingo (19) a campanha de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da aids (DST/Aids) para o Carnaval, com o lema "Camisinha, não saia sem ela", de promoção do uso do preservativo.
Usando frases de duplo sentido, o ator Luís Fernando Guimarães lembrará a importância de levar a camisinha durante as festas, em vídeos e spots de rádio com 30 segundos de duração. Até o dia 28 (terça-feira de Carnaval), as peças publicitárias serão exibidas em redes de televisão e veiculadas nas rádios de todo o país
De acordo com informação do Ministério da Saúde, nas capitais a campanha também incluirá cartazes nos pontos de ônibus e outdoors montados nas áreas de festejo carnavalesco das capitais. O objetivo é atingir toda a população, independentemente de sexo, gênero, faixa etária e classe social.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
A campanha é baseada nos resultados parciais da Pesquisa de Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira sobre HIV e Aids, realizada no ano passado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e pelo ministério. Os dados revelaram que 47,5% dos homens entre 16 e 19 anos não usaram preservativo porque não o tinham e 36,4% das mulheres na mesma faixa etária não lembraram da camisinha na hora da relação. Entre os homens de 20 a 24 anos, 23% alegaram o mesmo motivo, citado por 19% das entrevistadas nessa faixa etária.
Um milhão de folhetos e 50 mil cartazes já foram enviados para os estados. Os folhetos contêm orientações sobre a maneira correta de usar a camisinha e informações sobre as formas de infecção pelo HIV. Todo o material tem a marca "Vista-se", uma espécie de carimbo das ações de promoção, e não será de uso exclusivo no Carnaval.
Informações da ABr