O câncer de próstata é o mais freqüente entre os homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) criou desde o ano passado um dia de combate à doença, comemorado em 17 de novembro. A campanha deste ano tem Tony Ramos como porta-voz e espera sensibilizar e orientar a população masculina sobre esse grave problema.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 400 mil homens com mais de 45 anos tenham a doença e que a maioria não tem conhecimento disso. Anualmente, são diagnosticados 40 mil novos casos, com nove mil óbitos.
Para orientar os homens, a SBU vai distribuir entre os urologistas cds-rom com aulas contendo as principais informações sobre a doença. Também serão distribuídos 730 mil folhetos explicativos e serão afixados outdoors nas principais capitais dos Brasil.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Ainda existe muito preconceito a respeito do exame de toque retal e essa é a maior preocupação. Atualmente, um em cada seis homens com mais de 45 anos apresenta a doença.
Ainda não existem formas de se evitar o câncer de próstata, mas se diagnosticado precocemente pode ser tratado com radioterapia ou cirurgia com elevadas chances de cura.