O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger surpreendeu defensores dos direitos dos homossexuais ao pedir a um juiz federal dos EUA que autorizasse a retomada do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado.
Na quarta-feira, o juiz norte-americano Judge Vaughn Walker rejeitou uma emenda à Constituição da Califórnia aprovada por votação segundo a qual "apenas o casamento entre um homem e uma mulher" seria reconhecido no Estado. No entanto, os patrocinadores da emenda apelaram da decisão e pediram ao juiz que a proibição ao casamento de pessoas do mesmo sexo seguisse vigorando enquanto não houvesse decisão de um tribunal de maior instância a respeito do assunto. O juiz aceitou o pedido.
Diante disso, os advogados de Schwarzenegger, o procurador-geral Jerry Brown, dois casais gays e a cidade de São Francisco entraram com moções na sexta-feira pedindo que Walker derrubasse efetivamente a proibição ao casamento gay. "O governo acredita que o interesse público é melhor servido ao se permitir que a decisão do tribunal entre em vigor, restaurando dessa forma o direito aos casais de mesmo sexo que se casem na Califórnia.
Leia mais:
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
Schwarzenegger anteriormente havia vetado duas vezes um projeto de lei que legalizaria o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado. Apesar disso, ele foi contrário à emenda quando ela foi colocada em votação, em novembro de 2008. As informações são da Associated Press.