Uma cidade no sudeste da Austrália relocada há 50 anos antes de ser inundada reapareceu em meio à pior seca dos últimos 100 anos no país.
Submersa sob um lago artificial desde 1957, a cidadela de Adaminaby poderia ter sido esquecida debaixo das águas. Mas, com o longo período de seca que atinge essa parte do país, suas ruínas gradualmente voltaram a aparecer.
A 150 quilômetros da capital, Canberra, no meio da região montanhosa de Snowy Mountains, há meio século Adaminaby era uma aldeia próspera e tinha crescido ao ritmo da exploração de uma mina de ouro e de cobre.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
No fim da Segunda Guerra mundial, o país lançou um grande programa hidroelétrico, destinado a abastecer cidades ascendentes e assegurar a irrigação da zona agrícola.
Reconstrução
O projeto até então era considerado uma grande obra de engenharia civil, com as suas 16 barragens e túneis que ligavam sete centrais hidroelétricas.
Mas, para os habitantes da aldeia, foi o fim de uma época. Escolhida para acolher uma das barragens, a cidade inteira foi submergida sob o lago Eucumbene.
Os moradores então, foram obrigados a abandonar suas habitações para reconstruí-las em um local mais distante.
Hoje, onde há pouco se situava o acesso ao lago, após seis anos de seca, lentamente as fundações da antiga cidade reapareceram.
A boa notícia para os cerca de 400 moradores é que Adaminaby pode agora aproveitar o turismo gerado pelas ruínas.
"Nunca recebi tantos turistas como nos últimos meses", disse Leigh Stewart, proprietário de uma galeria de fotografias e que também foi morador da Adaminaby antiga, que foi submersa.