Secretários da Segurança Pública de todo o país se reúnem em Curitiba, nesta sexta-feira (19), para discutir os principais problemas da área em todo o Brasil. Esta é a 18.ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários da Segurança Pública do Brasil (Consesp), órgão presidido pelo secretário paranaense, Luiz Fernando Delazari.
"Vamos discutir os problemas enfrentados pelos estados e as possíveis soluções além de, inevitavelmente, falar sobre o aumento no repasse de verbas para os estados. Não há como falar de segurança pública sem discutir esse aumento", disse Delazari. "Percebemos uma abertura do Governo Federal para melhorar esses valores já que a Segurança Pública é essencial para o desenvolvimento do país", finalizou.
Além disso, os secretários também vão discutir a implantação dos gabinetes regionais de gestão integrada (GGI´s) de segurança pública em todas as regiões do país. O objetivo é que as autoridades estaduais se reúnam, em parceria com o Governo Federal, para estabelecer ações conjuntas de combate à criminalidade. "A criação dos gabinetes está prevista no Plano Nacional de Segurança e é um dos caminhos para a concretização do Sistema Único de Segurança. Além disso, ele nos aproximará ainda mais do Governo Federal para que possamos repassar nossas necessidades de verbas, equipamentos e políticas públicas", explicou Delazari.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Decisões – O Consesp é hoje o principal foro de discussão dos problemas da segurança pública do país. Nele, todos os secretários se reúnem periodicamente para pensar a Segurança Pública. O Conselho também é um canal de diálogo com o Governo Federal, através da Senasp e do próprio Ministério da Justiça.
A reunião entre os secretários será na sexta-feira (19), das 9h30 às 12 horas e das 14 horas às 16h30, no Grand Hotel Rayon, no Centro de Curitiba.