O senador democrata Barack Obama entrou oficialmente na corrida presidencial americana nesta terça-feira ao registrar a criação de seu comitê de campanha na Comissão Eleitoral Federal, segundo informações de seu porta-voz, Robert Gibbs.
Estrela ascendente de seu partido, Obama formou o comitê para começar a arrecadar dinheiro e contratar funcionários para trabalhar na campanha pela indicação de seu nome como candidato do Partido Democrata à sucessão do republicano George W. Bush.
"Eu não esperava estar nesta posição há um ano", disse Obama em uma mensagem gravada. "Eu fiquei surpreso de como todos nós estamos ávidos por uma forma diferente de política."
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Obama pretende realizar um evento oficial de lançamento de sua campanha em sua cidade natal, Chicago, no dia 10 de fevereiro.
Cinco candidatos - Obama, de 45 anos, é filho de um queniano e, caso seja bem-sucedido em sua empreitada, pode se tornar o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.
Ele é o quinto candidato democrata na corrida à Casa Branca. Entre os possíveis candidatos está a senadora Hillary Clinton, que ainda não confirmou se vai concorrer à indicação. Ela prometeu anunciar sua decisão em breve.
Os outros democratas que já anunciaram seu desejo de concorrer ao posto incluem o ex-candidato a vice-presidente John Edwards, o ex-governador do Estado de Iowa, Tom Vilsack, o deputado Dennis Kucinich e o senador pelo Connecticut Chris Dodd.
Hillary lidera as pesquisas de opinião, mas a popularidade de Obama vem aumentando nos últimos meses.