Uma série de tremores de terra atingiu o Centro e o Norte do Chile na manhã de hoje (5). A magnitude dos tremores variou de 3,6 a 4,1 graus na escala Richter. Desde ontem (4), o país sofre com tremores de terra. A Universidade do Chile e o Escritório de Emergência do Governo do Chile (cuja sigla em espanhol é Onemi) identificam os tremores como suaves.
Não há informações sobre vítimas e danos. O Chile é atingido com frequência por tremores de terra devido à sua localização. O país é preparado para esses casos, pois há orientações específicas para as construções de casas, prédios públicos e privados, seguindo à risca normas de estrutura física das edificações.
No entanto, em fevereiro de 2011 o Chile foi surpreendido com o pior terremoto da sua história recente. Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, seguido de várias réplicas, atingiu o Sul e o Centro do país. Nem a capital, Santiago, escapou. A sede do governo também foi afetada.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Na ocasião, a presidenta Michelle Bachelet declarou estado de emegência. A estimativa é que mais de 700 pessoas tenham morrido. Várias desapareceram e muitas tiveram de deixar suas casas.