Embora apresentem diferentes estágios de maturidade nos vários mercados em que estão disponíveis, as soluções de voz sobre IP (VoIP) estão cativando um número crescente de usuários, motivando novos fornecedores a apostar nestas ferramentas.
Um estudo da empresa de pesquisas Pyramid Research revela, por exemplo, que o número de usuários do Skype, plataforma VoIP que pertence ao site de leilões eBay, crescerá numa taxa de 25% ao ano nos próximos 5 anos.
No entanto, o Skype não estará sozinho neste futuro, já que a adoção de funcionalidades de conferência pela internet, e a interligação de sistemas online com a rede de telefonia convencional também estarão presentes em ferramentas de mensagens instantâneas de empresas como Yahoo, MSN e AOL.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
O uso de VoIP a partir de aplicativos como o MSN Messenger deve atingir pelo menos 19% dos usuários de softwares de mensagens instantâneas até 2011.
Mas há entraves neste crescimento: o número de usuários pagos do Skype corresponderá a apenas 7,4% da base de usuários do aplicativo até 2011, ou seja, apenas 1,4 milhão dos 20,2 milhões de usuários que a ferramenta deve ter no início da próxima década.
Crescimento
Outro estudo, desta vez da Infonetics Research, revela que os gastos com VoIP devem movimentar US$ 120 bilhões até 2009 entre os países da América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico.
De acordo com a empresa, até o final deste ano, o mundo deve contar com 47 milhões de assinantes de alguma modalidade de serviço de VoIP. Na América do Norte, clientes residenciais representam 51% dos usuários, 72% na Europa e 83% na região Ásia/Pacífico.
Fonte: Agência Estado