O ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou que o tráfego aéreo será normalizado até este domingo (5). Uma operação-padrão organizada pelos controladores de vôo do centro de controle aéreo de Brasília, o Cindacta 1, está atrasando os pousos e decolagens nos aeroportos do país em pleno feriadão. Em Londrina, desde o dia 29, pelo menos 40 vôos sofreram atrasos, alguns com até sete horas, segundo a Infraero. Nesta sexta-feira (03) a situação está um pouco mais tranquila, mas o aeroporto esteve fechado das 6h17 às 9h30 por causa do mau tempo. Os controladores estão monitorando menos aeronaves alegando falta de pessoal e ameaça à segurança. As informações são da Agência Brasil.
O ministro afirmou também que serão criados grupos de trabalho para examinar a criação de uma carreira própria para estes profissionais já na próxima semana.
Waldir Pires confirmou a participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nas negociações com os controladores civis e militares. E disse que será analisada a possibilidade de que a carreira dos controladores de vôo deixe de estar subordinada ao comando militar. "Examinaremos todas as reivindicações em termos de demonstrar nossa sensibilidade à natureza do trabalho deles."
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Nesta sexta-feira (03) será publicada no Diário Oficial da União uma medida provisória autorizando a contratação de 60 novos profissionais. Segundo o ministro, a medida pode viabilizar inclusive a contratação de aposentados.