Dois alpinistas britânicos foram resgatados na quinta-feira (19) enquanto escalavam os alpes italianos graças a uma mensagem de texto enviada por um deles a outro amigo, que estava na Grã-Bretanha.
Finn McCann e Tom Greenwood, ambos de 23 anos, passaram 21 horas sem conseguir sair de uma saliência do Mont Blanc, na fronteira da Itália com a França, a 3,5 mil metros de altura. A região é uma das preferidas dos alpinistas europeus.
Ao perceberem que não conseguiriam subir nem descer, os dois tentaram contatar a equipe de resgates da região, mas não conseguiram completar a ligação. Eles tiveram que se comunicar pelo celular com um amigo na Grã-Bretanha, que alertou os serviços de emergência.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
'Pânico'
"Nós temos que agradecer ao nosso amigo pelo nosso resgate", disse McCann à rede de televisão britânica Sky News.
Ele conta que primeiro tentaram telefonar para as equipes de resgate da Itália e da França, cujos números haviam sido programados nos seus telefones. No entanto, nenhum dos números funcionou.
"Nós ficamos chocados. Neste momento, estávamos com a bateria do celular quase descarregada, e percebemos que deveríamos comunicar com outra pessoa rapidamente", disse McCann, que enviou uma mensagem de texto para o amigo Chris Shannon, na cidade britânica de Shrewsbury, onde eles residem.
"Nós estávamos com a bateria tão baixa que não queríamos deixar o telefone ligado. Foi um momento de pânico, porque percebemos que se a bateria acabasse e a mensagem não chegasse, nós estaríamos abandonados na montanha."
Os alpinistas tiveram que passar a noite na pequena saliência, já que os serviços de emergência não conseguiram chegar ao local imediatamente, devido ao mau-tempo.
Duas tentativas de resgate fracassaram, até que na terceira os dois foram resgatados por um helicóptero e levados a Courmayeur, cidade na base do Mont Blanc, que é a montanha mais alta da região.
Eles ficaram isolados no trecho conhecido como "Aiguille Noire de Peuterey" (Agulha Negra de Peutereym, em português), provavelmente devido a um temporal que atingiu a região na quarta-feira.