Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Boca-de-urna

Socialistas vencem eleições espanholas

Redação Bonde
09 mar 2008 às 17:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governista Partido Socialista (PSOE) venceu as eleições gerais realizadas hoje na Espanha, segundo as pesquisas de boca-de-urna divulgadas por veículos de comunicação do país ibérico.

Pesquisa realizada pelo Instituto Opina para a rede privada de rádio "SER", o PSOE obtera 44,5% dos votos e elegera entre 168 e 173 deputados, enquanto o conservador Partido Popular (PP) conseguiria 37,5% dos votos e entre 145 e 149 deputados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outra pesquisa realizada pelo instituto Demoscopia para a rede de televisão "Antena 3" concede ao PSOE entre 163 e 166 deputados e ao PP de 149 a 152 cadeiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


O Congresso dos Deputados é formado por 350 cadeiras.

Publicidade


Eleições


O atual primeiro-ministro, Jose Luiz Rodriguez Zapatero, do Partido Socialista, enfrenta o candidato do partido conservador PP (Partido Popular), Mariano Rajoy, no primeiro turno das eleições parlamentares, que está sendo considerada como um plebiscito para avaliar a popularidade do atual governo.

Publicidade


Questionamentos


Entre as principais questões que envolvem as eleições parlamentares espanholas está a economia, que vem apresentando fragilidade depois de 10 anos de crescimento. A inflação atingiu a taxa mais alta em uma década e a taxa de desemprego é a mais alta em oito anos.

Outra questão relevante entre os candidatos é a imigração. Tanto o atual premiê, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, quando o conservador Mariano Rajoy prometem endurecer os controles para evitar a entrada de mais imigrantes no país, agora que a Espanha já tem 10% da população nascida em outros países.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo