O governista Partido Socialista (PSOE) venceu as eleições gerais realizadas hoje na Espanha, segundo as pesquisas de boca-de-urna divulgadas por veículos de comunicação do país ibérico.
Pesquisa realizada pelo Instituto Opina para a rede privada de rádio "SER", o PSOE obtera 44,5% dos votos e elegera entre 168 e 173 deputados, enquanto o conservador Partido Popular (PP) conseguiria 37,5% dos votos e entre 145 e 149 deputados.
Outra pesquisa realizada pelo instituto Demoscopia para a rede de televisão "Antena 3" concede ao PSOE entre 163 e 166 deputados e ao PP de 149 a 152 cadeiras.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
O Congresso dos Deputados é formado por 350 cadeiras.
Eleições
O atual primeiro-ministro, Jose Luiz Rodriguez Zapatero, do Partido Socialista, enfrenta o candidato do partido conservador PP (Partido Popular), Mariano Rajoy, no primeiro turno das eleições parlamentares, que está sendo considerada como um plebiscito para avaliar a popularidade do atual governo.
Questionamentos
Entre as principais questões que envolvem as eleições parlamentares espanholas está a economia, que vem apresentando fragilidade depois de 10 anos de crescimento. A inflação atingiu a taxa mais alta em uma década e a taxa de desemprego é a mais alta em oito anos.
Outra questão relevante entre os candidatos é a imigração. Tanto o atual premiê, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, quando o conservador Mariano Rajoy prometem endurecer os controles para evitar a entrada de mais imigrantes no país, agora que a Espanha já tem 10% da população nascida em outros países.