Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Meio ambiente

Soja transgênica exige mais uso de agrotóxicos

Heloísa Prado - Bonde
16 nov 2006 às 18:09
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cultivo da soja transgênica está elevando a aplicação de agrotóxicos no país. O aumento é conseqüência do maior uso de herbicidas à base de glifosato, um princípio ativo recomendado para a soja transgênica Roundup Ready, da multinacional Monsanto, segundo informa matéria publicada pelo jornal Valor Econômico.

De 2000 a 2004, o consumo de glifosato cresceu 95% no Brasil, enquanto a área plantada de soja avançou 71%, segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). No Rio Grande do Sul, principal pólo nacional de soja transgênica, o consumo de glifosato cresceu 162% e a área total, 38%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"O Rio Grande do Sul é um exemplo do que vai acontecer no país com esse uso de transgênicos", diz o geneticista Rubens Nodari, gerente de Recursos Genéticos do Ministério do Meio Ambiente. De acordo com os dados do Ibama, em Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, a utilização dos 15 principais herbicidas usados no grão cresceu 67% no período - para 15 mil toneladas - e a de glifosato, 93%. Nos quatro anos, a área plantada registrou salto de 95%, para 6,1 milhões de hectares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cantora francesa

Françoise Hardy pediu a Macron em carta a legalização da eutanásia

Imagem de destaque

Acordo evita que torcedores condenados por racismo contra de Vinicius Jr. sejam presos

Imagem de destaque
Em julho

Google vai testar 1° no Brasil bloqueio automático de tela de celular

Imagem de destaque
De Guarulhos

Gol anuncia voos diretos para a Costa Rica a partir de novembro

O levantamento do Ibama indica que os produtores gaúchos de soja incrementaram em 106% o consumo dos principais herbicidas. O volume saltou de 9,8 mil para 20,2 mil toneladas no período. O consumo de glifosato no Estado teve uma elevação de 162%, para 19,3 mil toneladas. No mesmo período, a área plantada de soja no Rio Grande cresceu 38% e atingiu 4,1 milhões de hectares. "Essa área foi ocupada pela soja transgênica, o que elevou o consumo total de herbicidas", diz Nodari.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade