Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Abaixo de uma camada de gelo

Sonda italiana descobre lago de água salgada em Marte

Ansa Brasil
25 jul 2018 às 16:43
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores italianos constataram a existência de um lago de água salgada abaixo de uma camada de gelo no polo sul de Marte. É a primeira vez que cientistas constatam a existência de água líquida no planeta.

A descoberta, divulgada pelo site revista "Science" nesta quarta-feira (25), foi possível graças ao radar italiano Marsis, que usou ondas de rádio de baixa frequência para aferir dados sobre o fluido presente no subsolo do planeta vermelho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O lago, segundo os cientistas, tem 20 quilômetros de diâmetro e forma triangular. A água teria alta concentração de sais, o que diminui a probabilidade de existência de vida, considerando que o líquido está abaixo de um camada de um quilômetro e meio de gelo. A profundidade do lago, no entanto, não foi precisada pelos pesquisadores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na torcida

Filipinho e Rayssa Leal podem quebrar jejum de 8 anos do Brasil no Laureus

Imagem de destaque
Confira

NBA anuncia finalistas de sete prêmios individuais

Imagem de destaque
Novo disco

Taylor Swift bate recorde no Spotify com 300 milhões de reproduções em um dia

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico


A sonda Marsis foi projetada pela Agência Espacial Italiana (ASI) e faz parte da missão "Express", lançada em 2003 pela Agência Espacial Europeia (ESA). A sonda foi projetada sob a supervisão do pesquisador italiano Giovanni Picardi, da Universidade de Roma La Sapienza, enquanto a agência espacial norte-americana (Nasa) forneceu o jato propulsor, a parte eletrônica e as antenas usadas no projeto. A Marsis está na órbita do planeta desde 2005.


Enviando sinais de rádio de baixa frequência, a sonda pôde detectar a presença da água no subterrâneo. Os sinais atravessam a superfície do gelo e são refletidos de forma diferente de acordo com os obstáculos que encontram no subsolo. Interpretando os sinais refletidos, os cientistas puderam constatar que havia água abaixo da camada de gelo.

A técnica usada para a descoberta foi desenvolvida em pesquisas feitas pela ASI em lagos subterrâneos na Antártida e na Groelândia. Tais estudos revelaram que os lagos eram conectados, hipótese que não pode ser descartada em Marte. (ANSA)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade