A Procuradoria suíça bloqueou nesta terça-feira contas bancárias no valor de 33 milhões de euros, pertencentes a cidadãos brasileiros, devido à suspeitas de lavagem de dinheiro.
De acordo com o IG, a procuradoria acrescentou que uma investigação já foi iniciada. A Justiça Federal e o Ministério Público Federal brasileiros, que não foram informados oficialmente do bloqueio e ainda não têm condições de confirmar se esse dinheiro viria do suposto esquema de extorsão e remessa ilegal de verbas do Rio de Janeiro ao exterior - esquema supostamente criado por funcionários da fiscalização estadual durante o governo de Anthony Garotinho.
Na quinta-feira passada, o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro abriu inquérito civil contra funcionários do governo do Estado que estariam envolvidos no esquema para investigar se houve crime de improbidade administrativa dos servidores do Estado no caso. No último domingo, a governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, ordenou a abertura de uma investigação sobre um desvio. As somas teriam sido desviadas entre 1999 e 2000 e, segundo documentos publicados pela imprensa brasileira, a Justiça suíça possui provas das transferências do dinheiro.