Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Difilobotríase

Surgem mais casos da verminose do peixe cru

Redação - Folha News
13 abr 2005 às 11:47

Compartilhar notícia

Parasita pode ser encontrado em peixes como salmão, atum, corvina, truta e anchova - Arquivo/Folha News
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, agora Belo Horizonte e Brasília registraram casos de difilobotríase, doença causada por um parasita transmitido pela ingestão de peixes crus ou mal cozidos, por todo o Brasil. Nesta terça-feira (12), foi detectado um caso em Brasília (DF), e outros seis devem ser investigados em Belo Horizonte (MG).

De acordo com informações do jornal O Globo, a suspeita de contaminação em Brasília aconteceu com uma mulher de 25 anos que teria se contaminado em outro Estado. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ainda espera o laudo de um laboratório, mas o infectologista que atendeu a paciente disse ter feito uma análise morfológica do parasita e confirmado se tratar do causador da difilobotríase.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já em Belo Horizonte, a Vigilância Sanitária decidiu investigar seis casos, registrados entre julho de 2004 e março deste ano. Exames de fezes feitos por um laboratório contratado pelo órgão deram positivo para o parasita, e agora um inquérito deve ser aberto para identificar a origem da contaminação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu as notificações dos 27 primeiros casos de consumidores de São Paulo que foram infectados ao ingerir salmão cru contaminado por parasitas.

Publicidade


De acordo com o coordenador de Alimentos da Vigilância Sanitária Municipal, Cláudio Sérgio Bastos, o parasita pode ser encontrado em peixes como salmão, atum, corvina, truta e anchova.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reitera a recomendação de que as pessoas não consumam pratos com peixes crus em casa. Para restaurantes, a rotina sugerida é que a carne seja mantida congelada por sete dias, em temperaturas inferiores a -20° C, ou por 15 horas em temperaturas inferiores a -35 °C.

Fonte: Terra e Folha Press


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo