Duas internações de estrangeiros vindos da Malásia e da Tailândia elevam para três os casos suspeitos no Brasil da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em inglês).
Um engenheiro malaio de 38 anos desembarcou na quarta-feira em Belém e foi internado ontem às pressas no Hospital Barros Barreto, com crise respiratória. Os médicos isolaram toda a área em que o engenheiro está instalado.
O engenheiro chegou da Malásia, onde já foram detectados vários casos da doença. Ele tinha febre alta, tosse progressiva e falta de ar. O infectologista Antonio Caiado declarou que ainda é prematuro dizer que o paciente está com a pneumonia asiática. O médico vai realizar exames e informar a situação do engenheiro à Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Em São Paulo, um homem japonês de 48 anos desembarcou na quinta-feira com febre alta, calafrios, tosse seca e fraqueza. Ele veio ao Brasil para acompanhar o GP de F-1 que acontece domingo.
Segundo o infectologista Eduardo Medeiros, chefe do serviço de proteção e controle de infecção hospitalar do Hospital São Paulo, o paciente esteve nos dias 27 e 28 na Tailândia. No dia 29, chegou ao Japão, onde permaneceu até quarta-feira, quando embarcou para o Brasil.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta sexta-feira.