Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Paralisação

Técnicos da Receita ameaçam fazer greve total

Redação - Folha de Londrina
16 jul 2003 às 17:47
Continua depois da publicidade

Técnicos da Receita ameaçam transformar greve parcial em total
ROSE SASSARRÃO
da Folha Online

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A greve dos técnicos da Receita Federal deve se ampliar nos próximos dias. O Sindttem (Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal) informou que pode ampliar os dias de paralisação em protesto contra o projeto de reforma da Previdência do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Continua depois da publicidade


Segundo o coordenador estadual do sindicato, José Henrique Pereira, a categoria deve votar a ampliação dos dias parados de dois para três na próxima semana. "Quando o projeto for para o plenário, podemos parar por tempo indeterminado. Não só dois ou três dias, mas a semana inteira", disse o sindicalista.


Os técnicos da Receita cruzaram os braços nesta semana por 48 horas. Os auditores fiscais estão parando por 72 horas semanais.


A adesão ao movimento, iniciado há um mês, é de 70% a 80% da categoria, segundo informou o sindicato. Em todo o país, existem pelo menos 8.000 técnicos na ativa, dos quais 1.600 no Estado de São Paulo. Os técnicos trabalham junto com os auditores fiscais nos portos e aeroportos.

Continua depois da publicidade


Embora parcial, a greve já prejudica as exportações brasileiras, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Na semana passada, o país exportou diariamente US$ 254 milhões, contra US$ 284,8 milhões na semana anterior.


De acordo com o sindicato, dos sete postos de atendimento a população da Receita em São Paulo, apenas um, localizado na Lapa (zona oeste da capital) funcionou hoje.

Nos aeroportos e portos, estão sendo liberadas cargas perecíveis e de extrema necessidade, como remédios. Segundo Pereira, para cada dia parado são necessários quatro dias de trabalho para compensar o que ficou parado.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade