A tempestade de neve Hércules que atinge os Estados Unidos desde a quinta-feira (2) já causou pelo menos 15 mortes. As previsões indicam que nos próximos dias os termômetros poderão descer para mínimos históricos, abaixo dos -20 graus Celsius (°C).
Pelo segundo dia consecutivo, os ventos fortes e a neve, com o registro de 60 centímetros de altura em algumas áreas, provocaram problemas em voos, levando ao cancelamento de mais de 3 mil e atrasos em 7 mil. Também houve restrições na rede de transportes terrestres e escolas. Edifícios governamentais foram fechados em 22 estados.
Milhares de norte-americanos ficaram sem luz em casa e nos seus locais de trabalho. Também foram registrados acidentes de viação e internações por hipotermia. As baixas temperaturas provocaram a ruptura de canos, o que gerou inundações que forçaram a evacuação de lojas, teatros e hospitais de algumas zonas de Boston.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
As autoridades norte-americanas têm concentrado esforços nas advertências à população para que se proteja diante da previsão de queda de temperatura.
A primeira grande tempestade de neve de 2014 afeta um terço dos Estados Unidos, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas, mantendo em situação de emergência nos estados de Nova York e Nova Jersey, e causando também graves complicações em Massachusetts, Illinois e Pensilvânia.
A capital do país, Washington, amanheceu coberta por uma fina capa de neve, mas não sofreu transtornos tão graves como em pontos do Nordeste do país. (Com informações da Agência Lusa)