Moradores de vários bairros da cidade de São Paulo sentiram o reflexo de um terremoto que atingiu hoje (14) o Chile. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros da capital paulista receberam ligações que relataram os tremores que ocorreram no início da tarde. Segundo o Laboratório de Sismologia Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), os tremores foram registrados por volta das 13h45.
De acordo com agências de notícias internacionais e a imprensa chilena, o terremoto teve seu epicentro na região norte daquele país e atingiu 7,7 pontos na escala Richter. Em São Paulo, ele foi sentido nas regiões leste, oeste e em alguns locais do centro da cidade.
Pessoas que estavam em um prédio da administração do governo estadual, localizado na região central, chegaram a abandonar o edifício. Técnicos da Defesa Civil vistoriaram e já liberaram o prédio.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
A sismóloga do IAG, Célia Fernandes, disse que não é possível mensurar qual foi a intensidade do tremor ocorrido em São Paulo. Ela afirmou, no entanto, que ele foi "fraco" e "não causa nenhum tipo de risco aos moradores".
Ela explicou ainda que a ocorrência de tremores é comum. Este é o terceiro já registrado pelo laboratório do instituto em 2007.
Bombeiros e Defesa Civil informaram que nenhuma ocorrência significativa foi registrada.
Chile - O terremoto que atingiu o Chile chegou a magnitude de 7,7 na escala Richter (que vai até 9), destruindo prédios e deixando dezenas de feridos.
O tremor, que durou cerca de 50 segundos, ocorreu às 12h43 no horário local (13h43, em Brasília) e teve epicentro na região do vilarejo de Quillahua, a cerca de 1.260 quilômetros ao norte da capital, Santiago.
Segundo a versão online do jornal chileno El Mercurio, pelo menos uma pessoa morreu e 45 ficaram feridas. O terremoto foi sentido também nos países vizinhos.